Irecê-Ba: A inesquecível atriz Regina Dourado. - ESPINHA DE PEIXE

Breaking

WEB RADIO ESPINHA DE PEIXE

domingo, 9 de março de 2025

Irecê-Ba: A inesquecível atriz Regina Dourado.


A inesquecível atriz Regina Dourado.
Regina Maria Dourado nasceu em 22 de agosto de 1953, na cidade de Irecê, no interior da Bahia.
Aos 15 anos, começou na 'Companhia Baiana de Comédias'. Estudou canto e participou do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo.

Um momento único para sua carreira começou realmente quando ela estreou nas telinhas, no ano de 1978 com um especial dirigido por Walter Avancini, chamado “A Morte e a Morte de Quincas D`água”.

A Euforia foi grande que no mesmo ano ela fez parte da novela “Pai Heroi”, de Janete Clair, sendo então sua primeira novela nas telinhas.
Depois disso, Regina Dourado não parou mais!

Na sequência, fez “Cavalo Amarelo” e “Rosa Baiana”. Mas foi no ano de 1992, que Regina brilhou mesmo na novela “Pão Pão, Beijo Beijo”, dando vida a inesquecível Lara Sereno.
Foram inúmeros trabalhos, como no cinema, com a participação em filmes como “Baiano Fantasma” de 1984, e “No Coração dos Deuses, nos anos 90.

 Ela coleciona prêmios, como Melhor Atriz no Festival de Curta no Rio Grande do Norte, o Tigipió no Festival de Cinema em Gramado, e até mesmo alguns temas na TV.
Por seu trabalho na TV, Regina também colecionou vários prêmios, como o de melhor atriz coadjuvante em Renascer (Prêmio APCA – São Paulo), melhor atriz em Tropicalmente (Prêmio Master Jornal de Clubes – Rio de Janeiro), além de melhor cena em Explode Coração (Prêmio Cassiano Gabus Mendes – Vídeo Show – Rio de Janeiro).

Seu último trabalho na emissora foi na novela “América” (2005), como Graça.
Na TV Record, esteve em “Bicho do Mato” (2006) e “Caminhos do Coração” (2007).
No ano de 2003 a atriz Regina Dourado iniciou um tratamento contra um câncer descoberto em seu seio direito.

Depois de enfrentar tratamento de quimioterapia e radioterapia, Regina conseguiu se recuperar da doença e voltou a atuar no teatro e na televisão.
Segundo parentes, em 2010, descobriu um segundo nódulo no outro seio e fez nova cirurgia para retirada da mama e dos gânglios axilares.

No último ano, a atriz enfrentava o tratamento com dificuldade.
As complicações aumentaram, e no dia 20/10/2012 a atriz foi internada no Hospital Português em Salvador, onde foi descoberto que havia ocorrido uma metástase do tumor em seu organismo, comprometendo outros órgãos.

Seu estado de saúde foi piorando gradativamente desde a internação.
Respeitando a decisão da atriz de “não prolongar seu sofrimento”, os familiares pediram sua transferência para um quarto, onde permaneceu sedada até às 11h do dia 27/10/2012, quando não resistindo aos problemas gerados pela doença, faleceu, deixando um filho, Leonardo Dourado.