Ao completar três anos de inauguração e alcançar a marca de 4 mil procedimentos, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional Dr. Mario Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou o I Workshop de Intervenção Coronária Complexa da Chapada Diamantina na quinta-feira (24) de outubro. Trata-se de um simpósio com agenda teórico-prática, voltada para o treinamento de médicos e diversos profissionais de saúde em abordagem de patologias coronarianas complexas, com o auxílio de tecnologias de imagem e métodos adjuntos para o tratamento coronário bem-sucedido.
O objetivo inicial do evento foi compartilhar o conhecimento sobre tecnologias como ultrassom intracoronariano, aterectomia rotacional (Rotablator) e novas técnicas para tratamento de doenças coronárias complexas, que, infelizmente, acometem com grande frequência a população local. Além disso, estava no escopo da comissão organizadora que cardiologistas de outras unidades que habitualmente tem seus pacientes tratados no hospital, conhecessem melhor o Serviço de Hemodinâmica do complexo hospitalar e os fluxos institucionais.
Estiveram presentes no evento cardiologistas intervencionistas de Irecê e de outras cidades, médicos em formação, bem como enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de raios-X e especialistas da indústria farmacêutica e de materiais médicos. Os mais de 50 participantes foram divididos em grupos de treinamento e puderam participar de um treinamento teórico inicial, seguido pelo treinamento virtual em simuladores, tendo a oportunidade de contato direto com os materiais médicos utilizados para tratamento coronário de pacientes, além de, finalmente, assistir a procedimentos em tempo real.
A expectativa de Carlos Vinícius Espirito Santo e de Pablo Luan, respectivamente, coordenador médico e de enfermagem do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional de Irecê, é que esse evento se aprimore e se torne anual, com ampliação também da sua abrangência para o âmbito regional.