
“INFERNO” uma expressão que nem sequer existe nos manuscritos originais do grego e hebraico, uma doutrina pagã que foi criada pelo o catolicismo romano no concílio de Constantinopla em 553 D.C. Jesus o que “aparentemente” falou mais sobre esse tal “INFERNO” na verdade ele nem sequer se referiu ao mesmo, e ao longo do estudo iremos analisar minuciosamente o emprego desta palavra de acordo com o contexto dos versículos a serem exibidos aqui neste texto. Primeiro precisamos entender que, quando a Bíblia se refere a palavra INFERNO, proveniente do latim “INFERNUS”, ela pode se referir à quatro palavras que foram traduzidos do grego e do hebraico para INFERNO erroneamente que são :
•SHEOL (Hebraico) ——> Sepultura, profundezas, pó ou morte, lugar encoberto. Aparece 65 vezes apenas no antigo testamento.
Jacó disse: "Meu filho não descerá convosco; seu irmão é morto, e ele ficou só; se lhe sucede algum desastre no caminho por onde fordes, fareis descer minhas cãs com tristeza à SEPULTURA" (Gn 42:38), ele usou a palavra hebraica sheol, traduzida para o grego hades, e para o latim infernus. Veja (Salmos l6:l0), "Porque não deixarás a minha alma no INFERNO (SHEOL), nem permitirás que teu Santo veja corrupção" (Sal. 15:10), A versão Almeida atualizadas traduz SHEOL por MORTE. As versões antigas traduziam sempre por INFERNO.
•HADES (Grego) ———> Sepulcro, morte ou profundezas. Esta palavra, surge dez vezes nos evangelhos e no novo testamento (Mt 11:23; 16:28; Lc 16:23; At 2:27,31; Ap 1:18, 6:8, 20:13-14) CONFERIR COM O REAL SENTIDO “HADES”.
•TÁRTAROS (grego) ——-> significa “um abismo escuro”. Esta palavra é usada como o local de prisão dos anjos que haviam corrompido o seu uso natural. Aparece apenas uma única vez em (2 Pe 2:4).
•GÊ-BEN-HINOM (Hebraico) ———> Vale dos filhos de Hinom, que era um vale que se situava no sudoeste de Jerusalém.
A sua transliteração para o grego que é a mais conhecida é “GEENA”. Essa expressão aparece aparece 12 vezes nos evangelhos (Mt 5:22,29,30; 10:28; 18:9; 23:15,33; Mc 9:43,45,47; Lc 12:5; Tg 3:5) CONFERIR COM O REAL SENTIDO “GEENA”.
Agora iremos analisar verdadeiramente as características mais comuns que as pessoas atribuem ao “Inferno” e veremos se de Facto podemos analisar essas Características literalmente :
•FOGO QUE NÃO SE APAGA, E VERMES QUE NÃO MORREM:

Marcos 9:44-46
Essas são as características do VALE de HINOM, que se situava no sudoeste de Jerusalém onde se depositava restos mortais de animais e cadáveres humanos de pessoas indignas e transgressores da Lei (Hb 10:28). E já havia uma profecia de que ali seria um LOCAL onde se LANÇARIAM CADÁVERES de PESSOAS INDIGNAS:

Jeremias 7:32-33

Isaías 66:24
No tempo de Jesus, em que o vale de Hinom existia como sendo o “Lixão de Jerusalém “ os criminosos da época e os transgressores da lei de Moisés que ao serem mortos apedrejados, eram posteriormente lançados os seus corpos naquele local. Tem até alguns que nem sequer morriam totalmente com o apedrejamento e em seguida eram lançados lá naquele fogo, daí também o ranger de dentes e o choro!!
E quando não houvesse espaço no local em que fogo estava aceso, eles lançavam os corpos ao ar livre, e vinham as aves e animais que devoravam as carnes dos cadáveres.
•FOGO ETERNO:

Mateus 25:41
O apóstolo Judas disse que SODOMA e GOMORRA foram destruídas com o FOGO ETERNO. Será que SODOMA e GOMORRA estão a queimar até nos dias de hoje?? ou é apenas uma força de expressão indicando a sua eterna destruição?? É óbvio que metaforicamente a expressão FOGO ETERNO significa ETERNA DESTRUIÇÃO, Repare:

Judas 1:7
• SODOMA E GOMORRA REDUZIDAS À CINZAS:
Apóstolo Pedro também testifica à respeito da destruição daquelas cidades e os seus moradores, onde ele diz que essas cidades foram REDUZIDAS á CINZAS, dando a entender que foram DESTRUÍDAS definitivamente:

2 Pedro 2:6
•TORMENTO ETERNO, E A FUMAÇA QUE SOBE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS :
Tem-se também a questão dos adoradores da besta e da sua imagem, terem sido atormentados com um FOGO que não se APAGAVA, e a sua fumaça subia pelos os séculos dos séculos. Assustador no é ? Vamos analisar:
“A FUMAÇA do TORMENTO de tais pessoas sobe para TODO O SEMPRE. Para todos os que adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, NÃO HÁ DESCANSO, DIA e NOITE”.”
Apocalipse 14:11
Será que a Expressão “TORMENTO ETERNO” é literal ?? É para sempre?? Tem-se o mesmo exemplo em que os Riachos de EDOM foram incendiados com um FOGO que não se APAGAVA, e que a sua FUMAÇA subia para OS SÉCULOS DOS SÉCULOS:

Isaías 34:9-10
Os Riachos de Edom foram queimados com Fogo que não se apagava e a fumaça subia para todo o sempre. Contudo lhe pergunto, ainda está a queimar até agora? Logicamente que não, é apenas uma força de expressão que exprime o quão devastador foi a sua destruição, e assim também aconteceria com os adoradores da besta e da sua imagem.
Nas Escrituras, o TORMENTO por FOGO é relacionado com DESTRUIÇÃO e MORTE. Por exemplo, na tradução grega Septuaginta das Escrituras Hebraicas, a palavra tormento (bá·sa·nos) é várias vezes usada com referência à punição por meio da morte. (Ez 3:20; 32:24, 30) Similarmente, sobre Babilônia, a Grande (JERUSALÉM), o livro de Apocalipse diz que “os reis da terra . . . choraram e bateram em si mesmos de pesar por causa dela, ao olharem para a fumaça do incêndio dela, enquanto estavam parados à distância, por causa do seu temor do tormento [gr.: ba·sa·ni·smoú] dela”. (Apoc. 18:9, 10). Jesus profetizou bastante a respeito da queda e da destruição de JERUSALÉM , houve pranto e ranger de dentes, os judeus caíram ao fio da espada onde cerca de 1 milhão e 100 mil judeus morreram e 95 mil foram levados cativos para várias nações. Flávio Josefo (Historiador Judeu-Romano) relata que de longe via-se uma grande fumaça, um fogo tão devastador que parecia que a cidade toda estava a queimar.
•LAGO DE FOGO
O lago de fogo, é uma expressão que aparece somente no livro de Apocalipse, e é evidentemente simbólica. A Bíblia dá sua própria explicação e definição do símbolo, dizendo: “Este significa a SEGUNDA MORTE, o LAGO de FOGO.” — Apoc. 20:14; 21:8.
A qualidade simbólica do lago de fogo fica mais evidente também do contexto de referências a ele no livro de Apocalipse. Diz-se que a MORTE é lançada nesse LAGO de FOGO. (Ap 19:20; 20:14)
A MORTE e o HADES (sepultura), obviamente, não podem ser literalmente queimadas. Ademais, espíritos não podem ser prejudicados por fogo literal (Ap.20:10); compare isso com (Êx 3:2) e (Jz 13:20).
Os que são lançados no lago de fogo sofrem “a SEGUNDA MORTE”. (Ap 20:14)
Na morte não existe estado consciente e, portanto, nenhum sentimento de dor ou de sofrimento (Ec 9:5).