QUAL O NOME VERDADEIRO DE JESUS? - CLIK NA IMAGEM AQUI...

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Após incêndio, Conselho de Arquitetura propõe criação de fundo de apoio ao Patrimônio


Após incêndio, Conselho de Arquitetura propõe criação de fundo de apoio ao Patrimônio
Foto: Reprodução / TV Globo
Em nota oficial, após o incêndio que atingiu o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) recomendou a elaboração urgente de um plano plurianual nacional. Segundo a nota, ele deve ser vinculado a um fundo próprio, que privilegie a eliminação de riscos de incêndios, desabamentos e alagamentos, garantindo o funcionamento e o usufruto público do Patrimônio. 

“A destruição do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, não pode passar em branco. Essa tragédia deve servir como um grito de basta contra o abandono, negligência e destruição da memória nacional”, afirma o CAU/BR. 

O Conselho pediu em nota que o Estado, os arquitetos e urbanistas, as universidades, os intelectuais, as entidades de classe e toda a sociedade brasileira se mobilize a partir dessa situação. “O basta! Deve vir de toda sociedade. Dos estudantes ao Presidente da República”, afirmou a CAU/BR, acrescentando que “os valores que nos identificam como sociedade não podem virar cinzas como o Museu Nacional”. 

Além disso, a CAU/BR falou sobre a necessidade de profissionais capacitados e citou o exemplo do enfraquecimento do quadro técnico de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Conselho informou também que o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil divulgaram recentemente uma “Carta Aberta aos Candidatos nas Eleições de 2018” abordando as questões urbanas do país, inclusive a preservação e valorização do Patrimônio nacional.