QUAL O NOME VERDADEIRO DE JESUS? - CLIK NA IMAGEM AQUI...

sexta-feira, 16 de março de 2018

Economia forte ou caos no mundo: o que conta para Trump?

TV ESPINHA DE PEIXE
Fracassos em política internacional têm menos importância política do que crescimento econômico


Economia forte ou caos no mundo: o que conta para Trump?
O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump cumprimentam partidários no aeroporto de Cincinnati, Ohio (Mandel Ngan/AFP)

Com quase catorze meses de mandato, o presidente americano Donald Trump ainda não conquistou nada no mundo que possa ostentar a seu favor. Seu encontro previsto com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em maio, em nada avança nas negociações das últimas décadas.
Sua política externa não tem eixo ou continuidade. A diplomacia, geralmente ligada ao departamento de Estado, deu lugar aos tuítes e declarações intempestivas da Casa Branca. Um exemplo disso foi a demissão do secretário de Estado Rex Tillerson, na semana passada. “O departamento de Estado perdeu preeminência nas questões internacionais. tem sido mais a regra que a exceção que o Assessor de Segurança Nacional da Casa Branca e o embaixador junto à ONU falem sobre política externa”, diz o embaixador Rubens Ricupero, conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
Mas os fracassos ao redor do mundo não necessariamente terão um impacto político negativo em Trump. O tema da política externa não pesa muito. “Na campanha presidencial, os eleitores de Trump não estavam seguros de que ele conseguiria conquistar algo, mas que pelo menos ele tentaria”, diz a americana especialista em opinião pública Karlyn Bowman, do American Enterprise Institute.